PÚBLICO EXCLUSIVO A perfumaria de nicho

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A perfumaria de nicho é assim chamada porque seu espaço no mercado é pequeno e investe muito pouco em publicidade, pois é um produto que tende a "vender a si próprio". Uma marca de nicho não procura por você, você procura por ela. É por isso que você os encontra em pontos de venda únicos, cuidadosamente escolhidos e orientados para o comprador que procura um perfume diferente e fora das tendências normais. E um perfume de assinatura, como o próprio nome indica, inclui em sua produção a criatividade, originalidade e liberdade do fabricante de perfumes que o criou. É por isso que é uma obra de arte destinada a um número limitado ou clientes que sabem apreciar a singularidade desses aromas, focados na verdadeira essência do que é um perfume.


Outra de suas principais características são seus principais ingredientes e essências , que se distanciam do convencional e são de qualidade superior à dos perfumes comerciais. Além disso, eles não são produzidos em grandes quantidades, o que significa que a probabilidade de encontrar outra pessoa que o usa é muito menor.


A perfumaria de nicho definitivamente lida com a criação de criações verdadeiramente especiais e únicas que o convidam a descobrir novas marcas e novos registros olfativos. Seus preços podem variar: algumas vezes são semelhantes a outras marcas comerciais e outras vezes são muito mais altos.


É sempre uma boa ideia experimentar o fascinante universo de aromas exclusivos, porque encontrar o seu perfume de nicho é uma experiência diferente de qualquer outra. Você o conhece quando o encontra, porque desperta em você uma sensação incomparável que só pode ser entendida em histórias e sensações.


O que torna as fragrâncias de nicho diferentes das outras?

Os perfumes nicho representam a excecionalidade, quase literalmente. A tradução livre da palavra nicho é simplesmente algo especial, extraordinário. E acredito que é exatamente isso que posso esperar de qualquer perfume que escolheria. 


Em perfumes de nicho, apenas os melhores ingredientes naturais são utilizados – muitas vezes também não estão facilmente disponíveis, razão pela qual são difíceis de encontrar nas fragrâncias mais comuns. São também frequentemente criadas em empresas familiares com uma longa tradição de perfumaria. O artesanato é transmitido de geração em geração, graças a isso sabemos exatamente qual "nariz" criou o perfume.


E a cereja no topo do bolo? A esmagadora maioria dos perf…

 Assim como na alta-costura, onde os ateliês investem tempo, dinheiro e bastante criatividade para produzir, no nicho de perfumaria não é diferente. Uma espécie de haute couture cuida dos mínimos detalhes, surgindo campos de plantações e laboratórios onde cultivam ingredientes raros e refinados.





Segundo o site e loja AnaSuil, as fragrâncias de nicho são perfumes exclusivos e raros, com produção de até 2.000 frascos, que levam ingredientes raros e refinados, podendo facilmente passar de 3 mil reais. Segundo eles, existem perfumarias que recebem os produtos com séries limitadas e não colocam em vitrine para vendas, e sim ligando por telefone para clientes fixas e marcando pequenas festas para que o perfume possa ser experimentado e as relações com os clientes fortalecidas.

É o crème de la crème da perfumaria, por isso que eu chamo de haute parfumerie. Os frascos são verdadeiras obras de arte, alguns são banhados a ouro, outros são feitos de murano, desenhados à mão", disse Antoine Maisondieu,

Fragrâncias de nicho são perfumes exclusivos lançados por marcas especializadas na perfumaria e não em outros produtos ou acessórios.

Seus produtos lançados em menor escala, para uma clientela mais seleta, em sua maioria colecionadores. Os preços são mais elevados devido ao uso de matérias-primas de maior qualidade ou mais raras, que na chamada perfumaria comercial são escassas, pois não são financeiramente viáveis. 

Seus perfumes são mais focados e segmentados, com temas dentro de seus acordes e notas produzindo aromas mais naturais e exóticos, e por possuírem aromas desse tipo podem ser ''estranhos'' e ''diferentes'' para pessoas que estão acostumadas com perfumes mais comerciais, mas existem perfumes, em sua maioria os mais cítricos, aquáticos, que são fáceis de agradar.

Nicho é mais aconselhável para pessoas que já tem um certo conhecimento e bagagem nesse hobby, o que chamamos de pessoas com ''narizes mais experientes'' e de certa forma, mais exigentes, ou quando não vêem mais graça nessa perfumaria em massa.

Em termos de embalagem, algumas marcas de nicho investem pesado em frascos e embalagens de muito luxo, como Clive Christian e By Kilian; outros apresentam frascos muito simples, mas conceituais, como Biehl, Le Labo, e Frederique Malle; e finalmente outros que apostam suas fichas na criatividade, como Bond Nº9,ou Juliette Has a Gun, e Romano Ricci, que lançou perfume em forma de bala de revólver. 

Aqui no Brasil, a perfumaria de nicho está ainda começando. Podemos encontrar uma tímida quantidade de marcas. As francesas Annick Goutal e Rancé, as americanas Tom Ford e as italianas Santa Maria Novella, Acqua di Parma e Acca Kappa.


Pesquisa : Frank Wilson 

Publicação e edição: Wagner Wilson - MTB 73.924

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